A CN Empreendimentos segue inovando na forma como conecta arquitetura, arte e cidade. As fachadas dos edifícios Brava Valley e Brava Breeze, localizados na Praia Brava de Itajaí, ganharam novos significados ao serem transformadas em verdadeiras obras de arte urbana. A iniciativa reforça o propósito da CN de criar empreendimentos com alma, que dialogam com a paisagem e deixam um legado cultural para a comunidade.
O projeto é conduzido pela arquiteta, urbanista e diretora de incorporação da CN, Camila Cristina Martins, que destaca a importância da proposta: “acreditamos que arquitetura e arte podem — e devem — caminhar juntas. Queremos que nossos prédios sejam também espaços vivos, que dialoguem com o entorno e representem o que é viver na Brava.”
Para dar vida às fachadas, foram convidados dois artistas com forte vínculo com a região: Julian Gallasch e Thiago Valdi, nomes reconhecidos no cenário da arte urbana do sul do Brasil. Cada um trouxe sua linguagem única e interpretou com liberdade criativa o conceito proposto pela CN: destacar a natureza, a leveza e a identidade da Praia Brava.
No Brava Valley, o mural assinado por Julian Gallasch ocupa uma área de 300m² e se destaca na lateral do prédio, voltada para a Av. Márcio Ferreira de Mello e Silva, onde está se desenvolvendo a obra do binário.
“Foi um grande desafio fazer uma obra desta magnitude e também uma grande alegria estar neste projeto com a CN e poder presentear a cidade com a nossa arte”, comenta o artista.
Já no Brava Breeze, de frente para a movimentada Avenida Osvaldo Reis, Thiago Valdi enfrentou um grande desafio técnico para pintar um mural de 16 metros de altura por 24 de largura. Como o local não comportava plataformas articuladas, a equipe — formada por três pintores e uma assistente — realizou a pintura utilizando cadeirinhas suspensas por cordas, em uma técnica próxima ao rapel e o resultado é impactante.
Para compor essa obra foi necessário mais de 80 sprays e centenas de litros de tinta e 12 dias de trabalho para criar uma arte que transmite leveza, fluidez e o bem-estar de viver na Brava. “As artes urbanas, idealizadas pela CN e criadas por nós, transformam paredes antes silenciosas em pontos de contemplação”, destaca Valdi.
Além de emocionar e inspirar, o projeto também levou em conta os desafios técnicos da região litorânea. As fachadas receberam preparo especial e tintas acrílicas de alta resistência UV, garantindo durabilidade mesmo com a constante exposição ao sol, vento e maresia. “Com material altamente resistente essas artes devem ter uma durabilidade média de 10 anos”, estima o artista Julian Gallasch.
Mais do que estética, elas carregam propósito: valorizam a cultura local, promovem a arte pública e reforçam o compromisso da empresa com a cidade de Itajaí e com a Praia Brava, onde está sediada.
“Estamos construindo uma cidade que inspira e representa quem vive nela”, destaca Camila.